sexta-feira, 16 de maio de 2014

Quem é a surpresa (quase) italiana

Rômulo com a camisa do Hellas Verona - boa temporada garantiu pré-convocação pra Copa do Mundo (Foto: Corriere della Sera)

Há menos de um mês da estreia na Copa do Mundo, a Itália repercute a escolha dos 30 atletas pré-convocados pelo técnico Cesare Prandelli. A Azzurra vem ao Brasil com uma geração ainda em transição, com jovens talentos como os atacantes Balotelli (23 anos, do Milan) e Lorenzo Insigne (22 anos, do Napoli), mas ainda contando com a segurança e a experiência de quatro tetracampeões em 2006 (o goleiro Buffon, o zagueiro Barzagli e os meias Pirlo e De Rossi).
Mas uma das convocações mais surpreendentes foi a do meio-campista Rômulo, do Hellas Verona. O jogador de 26 anos é um dos destaques da equipe no campeonato italiano desta temporada, com seis gols. E ao lado de Thiago Motta, é mais um jogador nascido no Brasil que poderá defender a Azzurra nesta Copa do Mundo.
Apesar de não ser muito conhecido por aqui, Rômulo pode ser lembrado pelos torcedores do Santo André e do Cruzeiro, clubes onde atuou entre 2009 e 2011. No entanto, ao começar a carreira em 2007, aos 20 anos, era um lateral direito que não chegou a ser usado na fatídica campanha que rebaixou o Juventude após 13 anos seguidos na série A do campeonato brasileiro. No ano seguinte passou por Metropolitano e Chapecoense, ambos de Santa Catarina. Polivalente, chegou a atuar também na zaga e fez os primeiros testes no meio-campo do verdão catarinense. Mas só teve mais chances de jogar em 2009, já pelo Santo André.

Em ação pelo Santo André: de rebaixado no brasileirão em 2009 a vice-campeão paulista em 2010. Atuações sólidas chamaram a atenção do Cruzeiro (Foto: ogol.com.br)

Participou de 22 partidas do Ramalhão rebaixado na elite do brasileirão daquele ano, marcando um gol. Na temporada seguinte, foi titular no campeonato paulista, quando o Santo André perdeu a final para o Santos de Neymar, Robinho e Ganso.
O bom futebol apresentado no Paulistão o levou para o Cruzeiro, contratado em julho por R$ 1,25 milhão. Na raposa, atuou em 16 partidas do campeonato brasileiro de 2010, marcando na vitória por 4x2 sobre o Guarani em setembro.
Fora dos planos do técnico Cuca para 2011, foi emprestado ao Atlético Paranaense. O empréstimo, porém, durou pouco. Foram apenas 8 jogos em dois meses até o acerto com a Fiorentina, da Itália, que pagou R$ 5,6 milhões pelo atleta.
Em duas temporadas pela Viola, já como volante, jogou 34 partidas, sendo titular em dezesseis delas e marcando dois gols. Desde agosto de 2013 no Hellas Verona, Rômulo é titular absoluto da equipe, que ocupa a modesta 9ª colocação no calcio a uma rodada do fim. Mesmo assim, a polivalência e a ousadia do volante chamaram a atenção de Cesare Prandelli.

Apenas uma temporada em Verona, 33 jogos e 6 gols - nada mau para um volante (Foto: Corriere della Sera)

A partir de segunda-feira, Rômulo terá a chance de provar que merece estar na lista definitiva. Além das semanas de treinamentos, Itália fará três amistosos antes da Copa: contra a Irlanda, em 30 de maio; contra Luxemburgo, no dia 4 de junho; e já no Brasil, enfrenta o Fluminense no dia 8. A estreia é no dia 14 de junho contra a Inglaterra em Manaus.

Na concentração italiana em Coverciano - testes para convencer Prandelli (Foto: Arquivo pessoal)


Lista da seleção da Itália com 30 pré-convocados (mais o goleiro Mirante, do Parma que treinará com os selecionados)

Goleiros: 
Buffon (Juventus), Perin (Genoa), Sirigu (Paris Saint Germain)

Defensores: 
Abate (Milan), Barzagli (Juventus), Bonucci (Juventus), Chiellini (Juventus), Darmian (Torino), De Sciglio (Milan), Maggio (Napoli), Paletta (Parma), Pasqual (Fiorentina), Ranocchia (Inter)

Meias: 
Aquilani (Fiorentina), Candreva (Lazio), De Rossi (Roma), Marchisio (Juventus), Montolivo (Milan), Thiago Motta (Paris Saint Germain-FRA), Parolo (Parma), Pirlo (Juventus), Rômulo (Verona), Verratti (Paris Saint Germain-FRA)

Atacantes: 
Balotelli (Milan), Cassano (Parma), Cerci (Torino), Destro (Roma), Immobile (Torino), Insigne (Napoli), Rossi (Fiorentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário