quinta-feira, 8 de maio de 2014

A origem dos escolhidos

A divulgação da lista com os 23 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (07) não trouxe muitas surpresas. O grupo já estava praticamente fechado desde a conquista da Copa das Confederações no ano passado, com a exceção de alguns jogadores que deverão ficar na reserva na Copa, como o zagueiro Henrique, do Napoli – nome mais contestado da lista. 
Porém, é interessante ver de onde surgiram os escolhidos de Felipão. Apesar de ser o atual campeão brasileiro e de não fornecer nenhum jogador de seu elenco para a seleção, o Cruzeiro é a equipe que mais revelou jogadores entre o grupo para o futebol, com três atletas - o goleiro Jefferson e os laterais Maicon e Maxwell. Em seguida aparecem São Paulo, Vitória e Corinthians, com dois jogadores cada. Os 23 selecionados saíram de 18 clubes diferentes, alguns inexpressivos, como o RS Futebol, que fez surgir o capitão Thiago Silva. Vale a pena relembrar um pouco da trajetória de cada convocado!

Nota: para que não haja confusão, é importante ressaltar que os times mostrados ao lado dos nomes dos jogadores não são os clubes atuais, mas sim os seus formadores.


GOLEIROS

 JULIO CESAR (Flamengo)

 reprodução: CBF

Formado na categoria de base rubro-negra em 1997, atuou no time até 2004, quando se transferiu para o Chievo, da Itália. Apenas uma temporada no time da terra de Romeu e Julieta foi suficiente para que o arqueiro chamasse a atenção da Internazionale. Foi nos Nerazzurri que Júlio César viveu sua melhor fase, conquistando o pentacampeonato italiano e a Liga dos Campeões de 2010. Hoje é contestado pelas atuações inconsistentes no Toronto, do Canadá, mas é o preferido de Felipão para ser titular.

JEFFERSON (Cruzeiro)

 reprodução: CBF

Surgiu em 2000 na raposa, mas sempre esteve à sombra de Gomes, que vivia ótima fase. A chance de mostrar melhor seu futebol veio apenas com o empréstimo ao Botafogo, em 2003. As boas atuações no alvinegro levaram o goleiro ao futebol turco (Trabzonspor). Voltou a General Severiano em 2009 e desde então tem sido constante nas convocações da seleção.


VICTOR (Paulista)

 reprodução: CBF

Antes de virar Santo, alcunha que ganhou durante a campanha do Atlético Mineiro na Libertadores de 2013, Victor despontou no Paulista de Jundiaí, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2005. Dois anos mais tarde, seguiu para o Grêmio, onde foi eleito por dois anos seguidos o melhor goleiro do Brasileirão (2008 e 2009).

ZAGUEIROS


 THIAGO SILVA (RS Futebol, hoje Pedrabranca FC)

reprodução: CBF


O capitão de Scolari teve um dos começos mais difíceis até estourar no Fluminense em 2007. Virou profissional no RS Futebol (time de Paulo Cesar Carpegiani, hoje rebatizado Pedrabranca FC), passou pelo time B do Porto e o Dínamo de Moscou, da Rússia, onde contraiu tuberculose e quase morreu. A volta por cima no tricolor carioca o credenciou para um retorno à Europa, dessa vez como jogador de alto quilate. Após quatro anos no Milan, Thiago Silva foi para o milionário time do PSG, onde é capitão e acaba de ser campeão francês.

DAVID LUIZ (Vitória)

reprodução: CBF

O zagueiro de cabeleira vistosa também passou por grandes obstáculos em seu início. Rejeitado na peneira do São Paulo, David Luiz só conseguiu se profissionalizar no Vitória, da Bahia, em 2005. Da terra de todos os Santos, ele foi para o Benfica. Foram quatro anos no Estádio da Luz até ser vendido a peso de ouro para o Chelsea (25 milhões de euros). Atualmente joga como volante no esquema de José Mourinho.

DANTE (Juventude)

reprodução: CBF

O baiano surgiu em 2002 no Juventude-RS e, sem precisar passar por clubes do eixo Rio-São Paulo, transferiu-se para o Lille, em 2004. Após duas temporadas no futebol francês, passou outras três no futebol belga (Charleroi e Standard Liège), até chegar na Alemanha em 2009, pelo Borussia Mönchengladbach. Está no Bayern de Munique desde 2012 e já faturou dois campeonatos alemães e uma Liga dos Campeões da Europa.

HENRIQUE (Coritiba)

reprodução: CBF

A maior surpresa de Felipão foi revelada pelo Coritiba em 2006.  As boas atuações na série B do campeonato brasileiro no ano seguinte despertaram o interesse do Palmeiras. No Parque Antártica, o zagueiro teve destaque na conquista do Paulista de 2008, que tirou um jejum alviverde de 12 anos. Foi o suficiente para chamar a atenção do Barcelona, que o contratou. Sempre emprestado a outros clubes, todavia, o zagueiro não conseguiu se firmar no clube catalão e retornou ao Palmeiras em 2011. Novamente no verdão, Henrique reencontrou seu bom futebol sob o comando de Felipão, o que lhe rendeu nova transferência para a Europa neste ano (para o Napoli, da Itália) e presença garantida na Copa do Mundo.

LATERAIS

DANIEL ALVES (Bahia)


reprodução: CBF

Recentemente nos holofotes por ironizar insultos racistas ao comer uma banana em campo, Dani Alves subiu ao profissional do tricolor baiano em 2001, aos 18 anos. Dois anos depois já estava no Sevilla, da Espanha, onde passou seis temporadas até ser contratado pelo Barcelona. Campeão de tudo no clube culé, vai para a sua segunda  Copa do Mundo – foi titular em 2010, atuando no meio campo.

MAICON (Cruzeiro)

reprodução: CBF


Outro titular na última Copa, Maicon é o segundo da lista a ser lançado pelo Cruzeiro. Apesar de ter jogado nas categorias de base do Criciúma, só apareceu no time de cima da raposa de 2001. Integrou o elenco que conquistou a tríplice coroa em 2003 e foi vendido ao Monaco no ano seguinte. Porém, viveu seu melhor período na Internazionale de Milão, onde passou seis anos, de 2006 a 2012. Após passagem apagada por Manchester City, reencontrou seu futebol na Roma, onde carimbou seu passaporte para a Copa.

MARCELO (Fluminense)

reprodução: CBF


O mais novo defensor da lista (terá 26 anos à época da Copa) é um dos poucos casos de ascensão rápida. Revelado nas Laranjeiras em 2005, entrou para a seleção do campeonato brasileiro de 2006 e foi vendido ao Real Madrid no mesmo ano. No clube merengue, porém, só conseguiu se firmar como titular temporadas depois, tendo sido eleito o melhor lateral esquerdo atuando na Europa por duas oportunidades. Fez parte das seleções medalhas de prata nas Olimpíadas de Pequim 2008 e em Londres 2012.

MAXWELL (Cruzeiro)

reprodução: CBF


O terceiro atleta da lista a ser “draftado” pela celeste surgiu em 2000 e no ano seguinte já seguiu para o Ajax, da Holanda. No currículo, apenas clubes de alto escalão. Após cinco anos nos países baixos, o lateral esquerdo foi para a Inter de Milão. Em 2009, foi contratado pelo Barcelona, onde sempre esteve à sombra do francês Abidal. Somente em 2011, quando foi para o PSG, que Maxwell teve mais chances de mostrar seu futebol regular e consistente, que convenceu Felipão a convocá-lo.

MEIO CAMPISTAS

LUIZ GUSTAVO (Corinthians-AL)


reprodução: CBF


O paulista de Pindamonhangaba foi formado pelo Corinthians de Alagoas em 2006. Depois de passar por CRB, foi direto para a Alemanha, chegando ao Hoffenheim em 2008. Um dos principais destaques da equipe nas temporadas seguintes, o volante foi comprado pelo gigante Bayern em 2011, onde foi campeão alemão e vice-campeão da Liga dos Campeões da Europa. Está em sua primeira temporada no Wolfsburg e é um dos pilares do meio de campo dos lobos.

PAULINHO (Pão de Açúcar, hoje Grêmio Osasco Audax)


reprodução: CBF


O talismã das conquistas da Libertadores e do Mundial de 2012 do Corinthians não surgiu das categorias de base alvinegras. Paulinho despontou para o futebol em 2006, pela equipe do Pão de Açúcar - hoje Grêmio Osasco Audax. Aventurou-se no futebol lituano e polonês e voltou para o Audax, vendido depois ao Bragantino. Foi apenas na equipe do interior paulista que o volante despertou o interesse do Corinthians, onde viveu seu auge em 2012. Atualmente, não vem bem no Tottenham, da Inglaterra, e está na reserva.

FERNANDINHO (Atlético-PR)

reprodução: CBF

O paranaense foi revelado aos 17 anos pelo Furacão. Pelo clube, foi vice-campeão da Taça Libertadores da América em 2005. Em treze anos de carreira, defendeu apenas mais dois times: O Shakhtar Donetsk (de 2005 a 2013) e o Manchester City, onde vem se destacando em sua primeira temporada na terra da rainha.

HERNANES (São Paulo)

reprodução: CBF

Único jogador nascido em Pernambuco a ser convocado, Hernanes começou sua carreira a mais de 3.000 km de casa. Foi no São Paulo, onde se destacou no time de Muricy Ramalho que foi tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008. Em 2010, chegou à Lazio. Em quatro temporadas tornou-se líder em campo e ídolo da torcida. Vendido à Internazionale neste ano, chorou ao ser homenageado pelos torcedores branco-celestes.

OSCAR (São Paulo)

reprodução: CBF

Encarregado de ser o principal meia de criação da seleção, Oscar é mais um exemplo de ascensão meteórica. Aos 22 anos, o atleta já está há duas temporadas no Chelsea. Mas o início de carreira no São Paulo foi marcado por uma grande polêmica. Com poucas oportunidades no time titular, rompeu contrato e quis transferir-se para o Internacional de Porto Alegre. O caso foi parar na justiça e só terminou com o pagamento de 15 milhões de reais ao clube paulista. Com o fim do imbróglio, o meia foi bem no clube gaúcho, onde foi bicampeão gaúcho em 2011 e 2012, até ser vendido ao Chelsea por cerca de 25 milhões de libras.

RAMIRES (Joinville) 


reprodução: CBF

O volante considerado um dos mais rápidos do planeta começou sua carreira profissional no Joinville aos 18 anos. Contratado pelo Cruzeiro em 2007, foi o destaque do time no Brasileirão do ano seguinte, tendo sido eleito o melhor volante do campeonato. Integrou também o elenco vice-campeão da Libertadores em 2009, quando o time celeste perdeu a final em casa para o Estudiantes da Argentina. No mesmo ano, o atleta franzino era levado para a Europa pelo Benfica. Uma temporada excelente em Portugal já foi suficiente para que Ramires fosse o alvo de mais uma contratação milionária do Chelsea: 22 milhões de libras. Desde 2010 nos Blues, Ramires foi peça-chave na conquista inédita da Liga dos Campeões em 2012.


WILLIAN (Corinthians)

reprodução: CBF


Integrou o elenco do Corinthians que conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2005, à época com apenas 16 anos. Subiu ao profissional apenas no ano seguinte, quando o time era treinado por Émerson Leão. Vendido ao Shakhtar Donetsk em 2007, ganhou tudo com o time da Ucrânia até ser contratado pelo Chelsea em 2013.

BERNARD (Atlético-MG)

reprodução: CBF


 Mais novo entre os 23 convocados, o baixinho de apenas 21 anos e 1,64 metro começou e explodiu no galo de Belo Horizonte. Em um período de quatro anos, foi revelado, ganhou a taça Libertadores e já enfrenta os desafios nas geladas terras ucranianas, defendendo as cores do Shakhtar Donetsk.

ATACANTES

NEYMAR (Santos)


reprodução: CBF

O camisa 10 e maior esperança brasileira em 2014 começou sua carreira em terras caiçaras. Desde os campeonatos escolares de futsal realizados no litoral de São Paulo, via-se um jogador diferenciado. O Santos logo tratou de acolher a jovem promessa. A mística da Vila Belmiro formava mais um craque de futebol. Da estreia no profissional em 2009, aos 17 anos, até hoje, aos 22, Neymar tem um currículo espetacular: campeão da Libertadores (2011), campeão do Sul-Americano sub-20 (2011), campeão da Copa do Brasil (2010), tricampeão Paulista (2010 a 2012) e vice-campeão olímpico (2012), além de ter sido premiado com o Prêmio Puskas de gol mais bonito do mundo de 2011. No Barcelona desde 2013, ainda tem chances de levantar o caneco do Espanhol nesta temporada.

FRED (América-MG)


reprodução: CBF

O primeiro momento de destaque do camisa 9 da seleção brasileira foi numa Copa São Paulo de Futebol Júnior, há distantes 11 anos. Em janeiro de 2003, Fred acertou uma bala do meio de campo logo após o pontapé inicial, aos 3 segundos de jogo contra o Vila Nova-GO. É o gol mais rápido da história do futebol brasileiro. O gol antológico lhe deu visibilidade para depois jogar no profissional do coelho e no Cruzeiro. Da raposa foi um pulo para o Lyon, da França, onde ficou por 4 anos. Durante esse período, foi reserva na Copa do Mundo de 2006 e marcou um gol contra a Austrália. Desde 2009 é o artilheiro do Fluminense, tendo sido bicampeão brasileiro (2010 e 2012).

HULK (Vitória)

reprodução: CBF

Promovido em 2004 pelo clube baiano, Hulk partiu no ano seguinte para um período de quatro anos divididos entre três times do Japão. O futebol apresentado no Tokyo Verdy fez o Porto tirá-lo de lá. Em cinco temporadas, Hulk tornou-se ídolo e homem-gol dos dragões, para ser comprado a peso de ouro pelos petroeuros do Zenit, da Rússia, em 2012. 55 milhões de euros, preço salgado que ainda hoje é contestado pela torcida.

JÔ (Corinthians)


reprodução: CBF


O centroavante reserva de Felipão se acostumou cedo a ganhar títulos. Em 2004 e 2005, foi bicampeão da Copinha com o Corinthians, tendo sido promovido ainda em 2004, para a disputa do campeonato paulista. No ano seguinte foi campeão brasileiro. Vendido ao CSKA da Rússia em 2006, Jô atuou por quatro times diferentes entre Rússia, Inglaterra e Turquia até voltar ao Brasil em 2011 para jogar no Internacional. Desde 2012 no Atlético Mineiro, Jô encontrou o futebol que ajudou o galo a ser campeão da Libertadores em 2013 e o ajudou a compor a seleção brasileira que venceu a Copa das Confederações no mesmo ano.


CLUBES FORMADORES/ NÚMERO DE ATLETAS

CRUZEIRO - 3
CORINTHIANS - 2
SÃO PAULO - 2
VITÓRIA - 2 
AMÉRICA-MG - 1
ATLÉTICO-MG - 1
ATLÉTICO-PR - 1
BAHIA - 1
CORINTHIANS-AL - 1
CORITIBA - 1
FLAMENGO - 1
FLUMINENSE - 1
JOINVILLE - 1
JUVENTUDE - 1
PÃO DE AÇÚCAR - 1
PAULISTA - 1
RS FUTEBOL - 1
SANTOS - 1
TOTAL - 23




Fontes: zerozero.pt e esporte.uol.com.br
Imagens retiradas e reproduzidas do site da CBF
www.cbf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário