segunda-feira, 5 de maio de 2014

Depois da copinha

No Brasil, a grande porta de entrada para o futebol profissional é a Copa São Paulo de Futebol Júnior, para muitos garotos é a última oportunidade para fazer a carreira deslanchar. O grupo I da competição, disputado em Bauru tinha Flamengo, Aquidauanense-MS , Santo André e Noroeste, dos classificados da chave o Flamengo caiu nas oitavas contra o Corinthians e o Aquidauanense-MS caiu uma fase antes frente ao Atlético Mineiro. A campanha da equipe sulmatogrossense foi, considerando seu tamanho no cenário nacional, até certo ponto surpreendente e o futebol apresentado por alguns de seus atletas chamou a atenção de quem acampanhou as partidas do Aquidauanense na competição.

Um dos destaques foi o meia Patrick Felipe, de 19 anos, foram dois gols na primeira partida contra o Noroeste na primeira partida e boa particiação no resto da copinha junto com a equipe, a sequência da carreira do jovem, que passou pela base do São Paulo e pelo futebol dos Emirados Árabes, porém é turbulenta. O jogador se desvinculou do Aquidauanense no começo de Abril depois de problemas com seus empregadores, em carta aberta à imprensa cobrou o MS Saad, clube da capital sul-mato grossense, salários atrasados. Os presidentes do MS Saad e do Aquidauanense são amigos e segundo João Garcia Ferreira, presidente do Aquidauanense o atleta "não foi correto com o clube que o lançou".

O clube sul-matogrossense foi fundado em 2008 e desde então tem investido na formação de jogadores como contou em janeiro o técnico Mauro Marino, no clube desde sua fundação,"o objetivo maior da base é formar o jogador e transferi-lo para o profissional para ser revelado e  ir bem no estadual para conquistar a vaga na copa são paulo, que é a maior vitrine", revela. Patrick contou na época da Copinha que esperava que a competição pudesse abrir portas para ele no futebol mas também citou planos de usar o talento para estudar no exterior, com bolsas esportivas em instituições de ensino norte-americanas.

 Atletas com potencial são muitos e a maioria acaba não conseguindo a estabilidade financeira desejada e necessária na curta vida esportiva, dentre os garotos ouvidos pelo blog durante a disputa da Copa São Paulo em Bauru, Patrick não foi o único a demonstrar preocupação com o futuro incerto de jogador o que é uma ótima notícia, porém não foi possível constatar preocupação semelhante no discurso de Mauro Marino, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário