domingo, 25 de janeiro de 2015

Parabéns!

     O Botafogo é um dos poucos clubes com o Certificado de Clube Formador, uma tentativa recente de melhorar as condições de vida dos jovens jogadores e de regulamentar o mercado de transferências na base do Brasil, e vem conseguindo bons resultados com jovens jogadores nos últimos anos. O Corinthians acaba de ganhar seu terceiro título consecutivo, antes da Copinha vieram o Paulista e o Brasileiro sub-20 no fim do ano passado, quem tem o melhor trabalho? O jogo foi parelho, mais até do que o desempenho das duas equipes na semi-final previa, e foi decidido apenas em um lance de infelicidade do goleiro botafoguense Talles, que aceitou um chute despretensioso do meia corintiano Maycon aos 21 do segundo tempo, quando o Botafogo conseguia seus melhores momentos na partida.

     Entre 104 equipes apenas uma vence, mas não se mede a competência de um trabalho só com taças menos ainda na base, como então ter a certeza de que o trabalho está sendo bem feito? Ele pode ser medido com o número e a qualidade das revelações? Esse é o objetivo principal das categorias de base, desenvolver talentos que possam prestar serviço de qualidade no nível profissional, seja dentro ou fora do clube de origem. Sob essa ótica, talvez o melhor trabalho tenha ficado pelo caminho nessa Copinha, é difícil mensurar com precisão o tamanho que cada jogador que participou da competição vai ter daqui a 5, 10 anos. 
Para matar a saudade do torcedor corintiano, festa alvinegra no Pacaembú
Foto:Rodrigo Corsi/FPF

     Isso sem mencionar os trabalhos feitos no sentido de preparar os jovens jogadores para um provável fracasso na vida esportiva, como comparar um aspecto tão subjetivo? Com muita cautela tentamos fazer isso nesse espaço. O certo é que com o tempo serão revelados outros campeões da Copinha, dentro e fora de campo eles aparecerão.

    Por todos os obstáculos vencidos e todos os níveis já ultrapassados no mundo do futebol os parabéns a todos os participantes da 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e em especial aos campeões que não vão esquecer essa manhã de domingo no Pacaembú tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário