sábado, 24 de janeiro de 2015

Eu nasci há dez anos atrás

     Corinthians e Botafogo fazem amanhã às 11:00 da manhã a final da Copinha. Na mesma data, dez anos atrás o mesmo Corinthians decidia a final da Copa São Paulo contra outro representante do futebol paulista, paulistano para ser mais exato, o Nacional Atlético Clube. A vitória por 3 a 1 no Pacaembú trouxe o bicampeonato para uma geração de jovens corintianos que no ano anterior havia vencido o São Paulo.

Júlio César, importante no título brasileiro de 2011
Foto: Agência/Diário de S. Paulo
Júlio César - O goleiro teve seu auge na campanha do pentacampeonato brasileiro de 2011

Ronny - Atuando pelo lado esquerdo foi para o Sporting, de Portugal em 2006. Em 2010 foi para o Hertha Berlin, da Alemanha onde continua jogando.

Abuda - Jogou também pelo Vasco e viajou pelo mundo do futebol, Alemanha, Bélgica, França e Japão foram os países em que o atacante jogou antes de voltar ao Brasil onde passou por Icasa, Operário Ferroviário-PR e Roma-PR. Voltou ao futebol japonês para defender o Tokyo Verdy.

Bobô - O melhor momento da carreira foi a convocação para o amistoso da seleção brasileira contra a Irlanda em 2008.

     Além desses jogadores que já haviam sido campeões no ano anterior outros destaques da campanha vitoriosa de 2005 eram Fabio Ferreira, Bruno Octávio, Dinélson, o baixinho Élton e o atacante Wilson. Assim como na edição de 2015 a competição teve centenas de jovens buscando um espaço no mercado de trabalho da bola, algumas das mais bem sucedidas histórias foram contadas, resumidamente nas linhas acima. A probabilidade leva a crer que histórias menos bem sucedidas profissionalmente estejam no caminho que levaram Corinthians e Nacional à final naquele ano.

QUE A HISTÓRIA SE REPITA

     Pelo lado do Botafogo vale lembrar que a equipe do interior de São Paulo já esteve na final da Copinha e acabou perdendo para o Atlético-MG por 2 a 1 na edição de 83 disputada no final de 82, mais uma pérola não rara na organização do futebol brasileiro. Porém, mais importante do que o resultado em campo foi a revelação de um dos grandes jogadores que já passaram pelo clube, o também ídolo São-Paulino Raí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário