terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Futebol/Society

     A fase final do sul-americano sub-20, disputado no Uruguai, começou ontem com os três jogos da primeira rodada. Argentinos e Peruanos foram os primeiros a entrar em campo no único jogo em que houve um vencedor, vantagem para a albiceleste 2 a 0. Paraguai e Colômbia ficaram no 0 a 0, mesmo placar de Brasil e Uruguai. 

     O jogo foi marcado pela suposta atitude racista do jogador uruguaio Facundo Castro que teria chamado o atacante Marcos Guilherme de macaco repetidas vezes segundo o brasileiro em entrevista ao repórter Guido Nunes do Sportv. Antes de tomar qualquer atitude em relação ao ocorrido a comissão técnica irá consultar o departamento jurídico da CBF. 

     No esporte acontecem exatamente as mesmas situações que ocorrem na sociedade, se temos a ideia de que é normal ofender pela cor da pele no cotidiano, não será diferente no campo e nenhuma campanha que se volte apenas para lá vai sozinha erradicar esse problema, vivemos em um mundo racista, é necessário primeiro aceitar isso para começarmos a mudar. Por isso é importante que na base a preocupação não seja de exclusivamente formar bons jogadores mas também seres humanos melhores e, se confirmadas as acusações, a triste coincidência desse novo episódio é que as ofensas vieram justamente da seleção que inspirou o início dos trabalhos no blog. Ver episódios como esse acontecendo em uma competição de categoria de base traz a desanimadora certeza de que viveremos em uma sociedade racista por pelo menos mais meio século.

     Voltando ao futebol, a próxima rodada é na quinta-feira e começa com Brasil e Paraguai, às 17:50. Depois jogam Argentina e Colômbia e por último o Uruguai enfrenta o Peru. Como o Brasil já está classificado para as olimpíadas do Rio no ano que vem, a seleção briga por  uma das quatro vagas para o mundial da categoria que será disputado entre maio e junho na Nova Zelândia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário