sábado, 21 de junho de 2014

Em busca do sonho maior


Indústria de Base traz uma lista de jogadores da Copa do Mundo no Brasil que já foram campeões mundiais lá atrás, no início de suas carreiras, pelo sub-20. Os mais velhos deste rol até já repetiram o feito pelo maior torneio de futebol do mundo. Resta acompanhar para saber se algum deles conseguirá alcançar a glória conquistada na base.


     A Copa do Mundo já está na segunda rodada, definindo classificados para a fase final e as seleções eliminadas. Enquanto isso, vale a pena fazer uma retrospectiva pelos campeonatos mundiais sub-20. Para encontrar jogadores campeões na base que disputam essa Copa no Brasil, é preciso voltar 15 anos até o mundial sub-20 de 1999, realizado na Nigéria. De lá pra cá, é possível localizar 24 atletas que se encaixam nesse perfil. Tem jogador que já foi melhor do mundo por quatro vezes, tem jogador campeão na base por um país e que agora disputa a Copa por outro, além de um técnico nessa lista. Confira abaixo quem são todos eles:

2013 - Campeã: França
Jogadores: Paul Pogba e Lucas Digne

Geração de Pogba e Digne foi a primeira a trazer o caneco do mundial sub-20 para a França (Getty Images)

Ambos foram titulares na campanha do título francês, conquistado no ano passado na Turquia. Pogba, inclusive, era o capitão da equipe, que só foi campeã após vencer nos pênaltis a seleção do Uruguai.

2011 – Campeão: Brasil
Jogador: Oscar

Oscar (11) comemora com o zagueiro Juan (4) o gol do título na prorrogação, para desolação dos portugueses: meia é o único presente nesta nova versão da Família Scolari (Getty images)

A base brasileira também é penta! A conquista no sub-20 aconteceu há três anos e apenas Oscar conseguiu uma vaga na equipe de cima para a Copa 2014. O meia, inclusive, foi o herói do título em 2011, marcando os três gols do Brasil na final contra Portugal - decidida na prorrogação.


2009 – Campeã: Gana
Jogadores: Samuel Inkoom, Daniel Opare, Emmanuel Badu, Andre Ayew, Mohamed Rabiu e Jonathan Mensah

Inkoom (2), Opare (4), Badu (8), Ayew (10), Rabiu (17) e Mensah (19): campeões em 2009 que querem voltar a supreender cinco anos depois no Brasil (Montagem: FIFA)

Seis jogadores que conquistaram o primeiro título mundial sub-20 de Gana (em cima do Brasil de Ganso e Alan Kardec, nos pênaltis) estão disputando a Copa no Brasil. Na ocasião, apenas o zagueiro Opare era reserva. O atacante Andre Ayew, que fez o gol ganês na estreia da Copa 2014 (derrota por 2 a 1 para os EUA) é filho do lendário Abedi Pelé, considerado o melhor jogador da história do país.


2005 e 2007 – Campeã: Argentina
Jogadores: 2005- Lionel Messi, Pablo Zabaleta, Fernando Gago, Sergio 'Kun' Aguero, Lucas Biglia, Gabriel Paletta e Ezequiel Garay
2007 – Sergio Romero, Sergio 'Kun' Aguero e Angel di Maria

Messi com o troféu de artilheiro do mundial sub-20 2005 e Aguero levantando o hexa em 2007: domínio hermano (Foto-net/ Foto-net)

O bicampeonato argentino nos mundiais sub-20 de 2005 e 2007 (no total os hermanos são hexa) teve em seus grupos nove jogadores que hoje buscam o terceiro título da albiceleste em Copas do Mundo no Brasil. Apenas Aguero esteve presente em ambas as conquistas de base – Messi esteve em 2005 e foi o artilheiro do torneio com seis gols. O zagueiro Paletta (abaixo) fez parte do grupo campeão em 2005 mas, por ter dupla cidadania argentina e italiana, optou por defender a Azzurra na Copa 2014.

Paletta no sub-20 2005 e em amistoso pela Itália neste ano: ascendência europeia ajudou na mudança (Sky sport/O Tempo)

2003 – Campeão: Brasil
Jogadores: Jefferson, Daniel Alves e Fernandinho

Jefferson (segundo em pé à direita) e Daniel Alves (abaixo à direita, com o troféu) na comemoração do tetra sub-20 - Vitória heroica com gol de escolhido de Felipão (Karim Jaafar/AFP)

O time brasileiro tetracampeão em 2003 tinha três jogadores que hoje fazem parte da Família Scolari na Copa: o goleiro Jefferson – que se tornou titular a partir das oitavas-de-final; o lateral direito Daniel Alves – único titular absoluto; e o meia Fernandinho, talismã da equipe na final – foi dele o gol do título contra a Espanha de Iniesta, aos 42 minutos do segundo tempo.


2001 – Campeã: Argentina
Jogador: Maxi Rodriguez

Em um campeonato disputado há 13 anos, fica mais difícil encontrar campeões que ainda estejam em alto nível. Do time argentino campeão em 2001, apenas o meia Maxi Rodriguez integra a atual seleção principal. Naquela ocasião, ele foi um dos destaques do time com 4 gols, menos da metade que o artilheiro Javier Saviola fez (11 gols). Hoje, Saviola joga no Olympiacos, da Grécia, mas não é sombra do que já foi no River Plate e no Barcelona.


1999 - Campeã: Espanha
Jogadores: Iker Casillas e Xavi Hernandez

Xavi (segundo à esquerda) e Casillas (ao centro) no mundial sub-20 de 1999 - primeira conquista de dois líderes da geração de ouro espanhola (Reprodução)


Os jogadores que venceram o mundial sub-20 há mais tempo e que jogam nesta Copa do Mundo já não têm mais chances de título. Atuais campeões do mundo, Iker Casillas e Xavi Hernandez já voltam pra casa nesta primeira fase, devido às atuações decepcionantes da Fúria. É o fim de uma geração de ouro, que teve suas raízes há 15 anos, com o título mundial de base, conquistado com goleada na final sobre o Japão por 4 a 0. Porém, apenas Xavi era titular - Casillas era reserva de Aranzubia, hoje seu rival no Atlético de Madrid.


1989 e 1991 – Campeão: Portugal
Técnico: Carlos Queiroz (hoje no Irã)

Queiroz (acima, à direita) com Tozé, o capitão do primeiro título português sub-20; e abaixo, instruindo a seleção iraniana na Copa 2014 (Reprodução/Getty Images)

Ainda há espaço para o registro de um técnico vencedor do mundial sub-20 e que também disputa o Mundial no Brasil. Na verdade, é um bicampeão. Carlos Queiroz dirigiu Portugal nas conquistas de 1989 e 1991, que tinham jogadores como Luís Figo, Rui Costa e João Pinto. Em 2014, a missão de Carlos Queiroz é fazer com que a modesta seleção do Irã tenha uma participação honrosa nesta Copa do Mundo.

Fontes: zerozero.pt e Fifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário