quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dezoito dias após conquistar a Copa do Mundo, Alemanha bate Portugal e vence a Euro sub-19

É campeã!  O 'longo caminho para o sucesso' continua com mais um título da Alemanha nas divisões de base (Sportsfile)

     O trabalho alemão que já mostramos no blog continua mostrando sucesso. Nesta quinta-feira, a equipe sub-19 venceu Portugal por 1 a 0 e conquistou pela segunda vez a Eurocopa da categoria, jogando no estádio Ferenc Szusza em Budapeste, Hungria.
      A equipe portuguesa chegou à final com a melhor campanha do torneio, tendo perdido o 100% de aproveitamento apenas na semifinal contra a Sérvia - quando empatou por 0 a 0 e venceu nos pênaltis por 4 a 3. Já a Alemanha havia empatado na primeira fase contra a mesma Sérvia, mas estava confiante por golear a Áustria por 4 a 0 na semifinal.
     E foi essa confiança que motivou os alemães a buscar o domínio do jogo desde o início, com o meia Stendera criando duas chances de gol antes dos 10 minutos. Do outro lado, o lateral esquerdo Rafa criou a melhor chance portuguesa no jogo, com um chute no ângulo que o goleiro Schnitzler foi buscar. O arqueiro alemão também foi decisivo com saídas de gol perfeitas, à la Manuel Neuer, interceptando as jogadas em profundidade lusitanas.
De ascendência sudanesa, o meia Mukhtar
  foi o heroi da final (Sportsfile)
     O placar foi decidido ainda no primeiro tempo. Aos 39 minutos, Stendera recebeu de Öztunali pela direita e cruzou. Hany Mukhtar antecipou-se aos zagueiros e, de joelho, mandou para as redes. Foi o segundo gol na Euro do meia que joga no Hertha Berlim e tem ascendência sudanesa.
     No segundo tempo, Portugal lançou-se ao ataque. O técnico Hélio Sousa colocou em campo os atacantes Romário Baldé e Jorginho, mas a estratégia não foi suficiente para vencer a bem postada defesa alemã. Mesmo vencendo, a Alemanha não abdicou do ataque e ainda obrigou André Moreira a fazer boas defesas. 

Ivo Rodrigues (17) busca o ataque, mas para na sólida defesa alemã (Sportsfile)


      No fim, o título ficou com os germânicos, campeões já em 2008. Os 19 jogadores que compõem a equipe atuam em 16 equipes diferentes. E o mais interessante: nenhum deles é do Bayern de Munique, o maior clube alemão, e apenas o reserva Dudziak é do Borussia Dortmund, o segundo maior do país. A Alemanha termina a Eurocopa com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato - 12 gols marcados e apenas 2 sofridos. E, de quebra, o atacante Davie Selke foi o artilheiro com 6 gols. Definitivamente, mais uma legitimação do "Longo caminho para o sucesso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário